Saneamento e Marco Legal
Artigos Técnicos
Água
PERDAS DE ÁGUA: Guia para determinar o nível econômico e metas progressivas de controle
O guia PERDAS DE ÁGUA: Guia para determinar o nível econômico e metas progressivas de controle, fornece um método para avaliar e calcular o nível econômico de perdas de água (nep), podendo ser usado para efeitos de metas em planos municipais de saneamento básico, contratos de programa, contratos de concessão, planos de gestão de perdas de água e energia, entre outras ferramentas e acordos. Fonte: Biblioteca PROESA
Análise de risco em adutoras de grande porte
Como avaliar os riscos de falha em adutoras? Como colocar em prática um programa de substituição e renovação de ativos? Ferramentas de análises de risco neste momento são imprescindíveis
Análise fisico-quimica da qualidade do permeado e Concentrado do processo de dessalinização para Fins de potabilidade
A escassez de água potável já é uma situação rotineira em alguns locais do país, proveniente do aumento populacional, degradação dos recursos naturais, mudanças climáticas e/ou a ausência de infraestruturas necessárias
Avaliação de planos municipais de saneamento com base na intermitência no abastecimento de água
A Lei 11.445/2007 determinou que todos os municípios brasileiros, como titulares dos serviços de saneamento básico, têm a obrigação de elaborar seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) como premissa para receber recursos federais destinados a projetos do setor.
Bacias hidrográficas transfronteiriças: saneamento e saúde ambiental sem fronteiras
A interconexão de temas como ambiente, saúde e saneamento está cada vez mais central na sociedade. As preocupações decorrem da forma irresponsável das relações humanas estabelecidas com o ambiente, caracterizadas pelo modo desmedido e inconsequente do uso dos bens da natureza.
Esgoto Sanitário
Definição de critérios para escolha de alternativas de sistemas individuais de esgotamento sanitário
O emprego de sistemas individuais de tratamento de esgoto mostra-se como a principal alternativa para a adequação da disposição de efluentes domésticos em localidades rurais e isoladas.
Higienização de lodo anaeróbio de esgoto sanitário da estação de tratamento da universidade federal de lavras
Apesar dos altos teores de umidade, lodos de esgoto são considerados resíduos sólidos que, dado o seu potencial de contaminação, deve receber tratamento adequado, uma vez que pode conter, entre outros, patógenos em concentrações nocivas à saúde humana e ao meio ambiente.
Resíduos Sólidos
Plano Nacional de Resíduos Sólidos Ano 2022 MMA
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos tem início com o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no país, seguido de uma proposição de cenários, no qual são contempladas tendências nacionais, internacionais e macroeconômicas. E, com base nas premissas consideradas em tais capítulos iniciais, são propostas as metas, diretrizes, projetos, programas e ações voltadas à consecução dos objetivos da Lei nº 12.305/2010, regulamentada pelo Decreto nº 10.936/2022, para um horizonte de 20 anos.
Drenagem Urbana
A Falta de Drenagem Urbana nas Cidades Brasileiras
Com a demanda gradativamente mais acentuada pelos efeitos da urbanização, é necessário avaliar se os métodos de dimensionamento e os dados usados para a rede de escoamento, são compatíveis com a necessidade atual das cidades. O objetivo deste trabalho é informar possíveis soluções para osproblemas relacionados a drenagem urbana, visto que a população está sujeita a diversos transtornos, que interferem sobretudo em sua segurança e qualidade de vida..
Saneamento Rural
20 anos de saneamento rural na EMBRAPA 2021
A Fossa Séptica Biodigestora é uma tecnologia social de fácil instalação e custo acessível para tratamento do esgoto doméstico (proveniente exclusivamente do vaso sanitário), de forma eficiente, em propriedades rurais e áreas isoladas não conectadas a rede coletora municipal. A partir do reconhecimento no Prêmio da Fundação Banco do Brasil, em 2003, a tecnologia conquistou grande visibilidade, o que permitiu projetos e parcerias com instituições públicas, privadas e organizações do terceiro setor, com a instalação por parte dos parceiros de cerca de 12 mil unidades em 260 municípios em todo o território nacional. Com o conhecimento acumulado, a Embrapa Instrumentação – que também disponibilizou o Clorador Embrapa e o Jardim Filtrante - contribuiu para políticas públicas como o Minha Casa Minha Vida Rural, Programa Saneamento Brasil Rural e Marco Legal do Saneamento. Fonte: ainfo.cnptia.embrapa.br
Programa Nacional de Saneamento Rural 2019 FUNASA
A necessidade de corrigir o histórico déficit de oferta dos serviços de saneamento, que atinge a população rural, levou o Plano Nacional de Saneamento Básico - Plansab (BRASIL, 2013), publicado em 2013, a prever a elaboração do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR), cujo detalhamento se apresenta neste documento. O PNSR, na qualidade de programa de âmbito nacional, com operacionalização nas esferas estaduais e municipais, fortalece o papel da Funasa como instituição pública do estado brasileiro, vinculada ao Ministério da Saúde e integrante do Sistema Único de Saúde (SUS).
Outros
O Novo Marco Legal do Saneamento
O texto discute aspectos do Novo Marco Legal do Saneamento, considerando as metas estabelecidas para a universalização ante as demandas de atendimento com serviços de saneamento das populações em situação de vulnerabilidade social, que residem em aglomerados subnormais e áreas irregulares.
Utilização Da Energia Solar, E Seu Impacto Na Economia
Panorama da Participação Privada no Saneamento 2021- ABCON-SINDCON
PANORAMA da Participação Privada no Saneamento no Brasil 2021 é uma publicação da ABCON SINDCON (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto).